Criação do Centro de Atendimento à Usuários de Droga 2018

O Deputado STEFANO AGUIAR (PSD-MG) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, hoje, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a criação de um importante centro de atendimento destinado ao atendimento da população de rua, usuária de drogas. A inauguração das instalações ocorrerá no segundo semestre deste ano no bairro Lagoinha e será um marco no combate ao uso de drogas ilícitas.

O lugar escolhido não foi por acaso, pois a região da Lagoinha tem uma grande circulação de usuários de crack e muitos deles acabam cometendo furtos e assaltos, além de produzirem muita sujeira e, claro, incômodo aos moradores da região.

Essa notícia vem em boa hora e estamos satisfeitos com a decisão do prefeito Alexandre Kalil. Construir um centro de acolhimento como esse, que tem toda a estrutura necessária para ressocializar aqueles viciados de drogas, merece nosso reconhecimento. O local terá banheiro, alojamento, cantina e uma oficina para a realização de atividades ocupacionais. Além disso, serão oferecidos atendimentos na área de saúde, que permitam a recuperação mais eficaz daqueles dependentes químicos.

É importante destacar, Senhor Presidente, que, segundo a prefeitura, cerca de 4,5 mil pessoas vivem em situação de rua, o que significa que a empreitada em questão trará grandes benefícios a todos, seja para os usuários ou a própria população, que já não aguenta mais tantos transtornos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, a política é de acolhimento para criar oportunidades para que os dependentes deixem as ruas e não de remoção, pois eles não são objetos para serem removidos. Uma das estratégias a serem adotadas é a abordagem qualificada, ou seja, por profissional experiente. Dessa forma, o morador de rua terá mais confiança e motivação para aceitar o tratamento.

Só para se ter ideia, o centro de referência terá capacidade para atender de 150 a 200 pessoas, sendo que uma centena delas se concentra no bairro Lagoinha.

Portanto, Senhor Presidente, parabenizo o prefeito Alexandre Kalil pela brilhante decisão e por iniciar a revitalização de espaços públicos significativos para a população da nossa querida Belo Horizonte.

Senhor Presidente, solicito a Vossa Excelência que meu pronunciamento seja divulgado pelos órgãos de divulgação da Casa Legislativa e no Programa Á Voz do Brasil.