Discurso Campanha de Vacinação Contra a gripe H1N1

Discurso proferido dia 25 de abril de 2018

O Deputado STEFANO AGUIAR (PSD-MG) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, quero anunciar nesta tarde que as cidades do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba iniciaram, ontem, dia 24 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, também conhecida como Influenza A.

A meta em Uberlândia, Uberaba, Araxá e Patos de Minas é vacinar, até o dia 1º de junho, 90% do grupo elegível, ou seja, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas (mulher que deu à luz há dois meses), indígenas, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional, e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

A vacina deste ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B. É importante esclarecer que a mobilização nacional ocorrerá no dia 12 de maio, quando 54 milhões de brasileiros deverão receber a dose.

Caso alguma pessoa pertencente ao grupo de risco não puder se dirigir aos locais de vacinação, a prefeitura disponibilizará uma equipe para aplicar a vacina na sua própria casa. Para isso, basta ligar para a Secretaria de Saúde do seu município e solicitar o serviço.

Portanto, Senhor Presidente, faço um apelo à população do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba para que fique atenta às datas da campanha de vacinação, pois só assim conseguiremos erradicar uma doença tão terrível como a gripe H1N1. População saudável é população vacinada.

Senhor Presidente, solicito a Vossa Excelência que meu pronunciamento seja divulgado pelos órgãos de divulgação da Casa Legislativa e no Programa Á Voz do Brasil.