Discurso Dia da Educação

O Mês de abril é um importante mês para a educação brasileira, sobretudo para os amantes da leitura. Comemoramos no dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil; no dia 23, o Dia Mundial do Livro e o Dia da Educação.

Devido a isso, o deputado discursou a respeito da importância da leitura.

A leitura foi e continua sendo importantíssima na história da humanidade, como também é ou deveria ser imprescindível na história de cada cidadão. É uma maravilhosa viagem e uma aventura inesquecível. Não resta dúvida: o livro traz experiências, aprendizado e até ascensão social, para os que os leem. Já dizia Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, é principalmente o dia dos educadores. Os bons educadores provavelmente foram eles próprios educados por outros bons educadores e bons livros. É um ciclo virtuoso e incrível!

No entanto, não podemos ser ingênuos e pensar que os livros resolvem tudo. É bem verdade que precisamos fazer a nossa parte.Tenho certeza que todos nós, parlamentares e brasileiros, independentemente de nossas preferências políticas e ideológicas, estamos convencidos da importância estratégica que a educação tem na construção de um mundo melhor. É evidente que, se tivermos maiores índices de escolarização,certamente alcançaremos melhores condições de vida, como salários mais dignos, serviços públicos de qualidade e mais consciência política. Diante desse contexto, é imprescindível investir em educação.

Claro que isso não significa apenas injetar recursospúblicos. É muito mais que isso. É preciso ter um plano de trabalho, fiscalizar sua aplicação e avaliar seus resultados. A educação abre portas, amplia os horizontes e materializa sonhos.

Portanto, o mês de abril é uma excelente oportunidade para refletirmos o quão importante é a educação para a consolidação de uma sociedade mais justa e menos desigual.