Discurso Dia do Professor

O Deputado STEFANO AGUIAR (PSD-MG) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, colegas professores e todos aqueles que são apaixonados pela educação, ontem, 15 de novembro, foi comemorado o Dia do Professor, uma data que merece ser celebrada por sua importância e grandiosidade.

Notadamente a classe trabalhadora brasileira exerce um papel imprescindível na construção de um país cada vez melhor para todos. Nisso, todos concordam. No entanto, existe uma categoria que é a base para as demais. Refiro-me aos professores. Não há médicos, engenheiros, arquitetos, advogados, contadores, e tantas outras profissões sem a intervenção de um professor.

São essas pessoas que nos ajudam nos primeiros passos rumo à vida sócio profissional e delas nunca mais nos esquecemos. Mas, não precisa ser inteligente para saber que a maioria dos professores trabalha muito além da sua carga horária. Por isso, temos a obrigação de valorizá-los e respeitá-los mais, principalmente quando o assunto é salarial e condições de trabalho.

Diversos são os problemas que a categoria enfrenta: salários baixos; falta de segurança nas salas de aula, onde os professores são ameaçados e agredidos quase todos os dias; as estruturas física, material e logística são ridículas, dentre outros entraves.

No passado, não era assim, pois a educação pública era de excelente qualidade. Os professores tinham certo status na sociedade, a profissão despertava interesse nos jovens, e as condições de trabalho eram satisfatórias. Enfim, dava gosto de ser professor. Hoje, o desânimo é a cena que mais se vê entre esses profissionais.

Por esses motivos as greves são recorrentes, o que acaba comprometendo o ano letivo e a formação dos alunos. O outro gargalo está na quantidade de vagas, sempre insuficientes para atender a uma demanda que cresce a cada dia, causando ainda mais desgaste para a educação brasileira.

Portanto, Senhor Presidente, ser professor no Brasil é, acima de tudo, ser herói. Parabenizo esses que são os nossos guardiões, confidentes e um dos nossos primeiros amigos, cujas marcas guardamos em nossas lembranças com saudade até hoje e temos orgulho de dizer, parabéns aos professores.

Senhor Presidente, solicito a Vossa Excelência que meu pronunciamento seja divulgado pelos órgãos de divulgação da Casa Legislativa e no Programa Á Voz do Brasil.