Discurso sobre a importância da atividade física

O Deputado STEFANO AGUIAR (PSD-MG) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o assunto que me traz, hoje, a esta tribuna, está relacionado diretamente com a qualidade de vida de todas as pessoas que praticam alguma atividade física, especialmente aqueles com alguma doença psíquica.

Segundo a matéria publicada no jornal Estado de Minas, caderno Saúde, especialistas revelam como o corpo e a mente trabalham juntos para o bem-estar emocional. A ciência comprova a todo instante os efeitos positivos da prática do exercício físico. Além de manter uma boa saúde e disposição, esse simples ato previne e ajuda na recuperação de várias doenças e traumas.

Está provado que o exercício físico é um aliado eficiente na inibição do aparecimento de muitas alterações orgânicas que se associam ao processo degenerativo, etambém ajuda na reabilitação de determinadas patologias que atualmente contribuem para o aumento dos índices de morbidade e mortalidade.

É importante esclarecer que, quando uma pessoa está se exercitando, alguns hormôniosmuito importantes são liberados, como a endorfina, que dá a sensação de felicidade,reduz o estressee promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores; e dadopamina, que gera efeito tranquilizante e analgésico.

O nosso corpo foi formado para estar em movimento. Por isso, esse hábitoauxilia no combate de doenças como depressão, ansiedade e melhora as relações interpessoais.

Portanto, Senhor Presidente, não resta dúvida: a atividade física é um verdadeiro remédio para o corpo e o equilíbrio psicoemocional. E não me refiro a práticas profissionais, como o esporte de competição, por exemplo. Basta fazermos exercícios aeróbios de maneira regular, como caminhada, corrida,passeio de bicicleta. Ou seja, de 30 a 50 minutos de atividades de leve a moderada intensidade para termos uma vida saudável, prazerosa e equilibrada.