Aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados quatro projetos selecionados pela bancada feminina: duas medidas de incentivo à amamentação; fim do uso de algemas em presas parturientes; e uma homenagem à estilista Zuzu Angel, que militou durante a ditadura militar.
Amamentação
Um dos projetos aprovados sobre a amamentação é que agosto será o mês do aleitamento materno, com realização de palestras e evento; divulgação na mídia; e iluminação especial de prédios públicos com a cor dourada (PL 3452/15). O intuito é ampliar as campanhas de conscientização. O outro projeto determina que hospitais e outros estabelecimentos voltados à saúde das gestantes públicos ou privados, orientem a técnica adequada e acompanhem a prática do processo de amamentação à mãe (PL 3170/15).
Sem algemas
Os deputados também aprovaram proposta que proíbe o uso de algemas em presas grávidas durante os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto, durante o trabalho de parto e durante o período de puerpério imediato. A proposta (PL 4176/15) inclui na lei uma medida já prevista em um decreto presidencial.
Homenagem
A última proposta aprovada inscreve o nome de Zuleika Angel Jones, a Zuzu Angel, no Livro dos Heróis da Pátria (PL 4411/16). Esse livro, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, presta homenagem a brasileiros e brasileiras tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo.
As propostas seguem para o Senado Federal.
Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/524014.html